Um grande número de espectadores acompanhou atentamente o atendimento de duas vítimas de um acidente de trânsito ocorrido no final da tarde de ontem (8), na Praça da Matriz de São Luiz Gonzaga
Embora a fumaça e as ferragens retorcidas, bem como os ferimentos apresentados pelas vítimas, tenham sido ‘implantados’ na cena do acidente, a forma como foi realizada a simulação de atendimento à vítimas de trauma prendeu a atenção dos espectadores que acompanharam com certo nervosismo o atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a guarnição do Corpo de Bombeiros do município.
A situação criada para esclarecer e orientar sobre o procedimento adequado em casos de vítimas de acidente, fez parte da programação realizada em comemoração aos três anos de atuação do SAMU em São Luiz Gonzaga. Além da simulação, durante a última semana ocorreram palestras, oficinas de atendimento e entrega de panfletos com orientações à população.
A enfermeira e coordenadora técnica da equipe de atendimento do SAMU no município, Daiane Brigo Alves, revelou que o serviço prestado à população evoluiu ao longo destes três anos de atuação. Daiane revela que, em virtude do trauma, as pessoas que presenciam ou são as primeiras a chegar a um acidente têm, geralmente, o hábito de querer realizar a evacuação para o hospital o mais rápido possível. “Esta simulação serviu pra gente informar a comunidade da importância da prevenção de lesões e da prevenção de traumas”, comentou.
Outro fator que a coordenadora ressalta é sobre o atendimento realizado através do 192 e as reclamações de demora para o deslocamento até o local de atendimento.“Quando se liga para o 193 que é do Corpo de Bombeiros, essa ligação cai aqui na cidade e os bombeiros logo conseguem se deslocar, por isso deles chegarem na ocorrência primeiro. Quando o SAMU é solicitado pelo 192, essa ligação cai na central de regulação em Porto Alegre e são eles que vão nos liberar para a gente se deslocar da base, então a gente acaba atrasando um pouquinho em relação a isso”,finalizou a coordenadora do SAMU no município.
Nestes três anos de atuação, o SAMU realizou cerca de 2.900 atendimentos. Atualmente, são prestados em média 80 atendimentos por mês que são realizados durante as 24 horas do dia por uma equipe que conta com 13 profissionais da saúde.FONTE GUIA SÃO LUIZ
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